1993: Ano Internacional dos Povos Indígenas do Mundo

1995 / 2004: Primeira Década Internacional dos Povos Indígenas

2005 / 2014: Segunda Década Internacional dos Povos Indígenas

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

2020: Ano Internacional da Saúde Vegetal


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Literatura, direitos humanos e direitos indígenas na escola


 Imagem: cultura.gov.br


Curso de extensão universitária
Temas de Direitos Humanos

Apresentação: O Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH), da Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD), promoverá um curso de extensão universitária a partir do próximo dia 28/04/2011. O curso Temas de direitos humanos será ministrado pelos professores/as: Profa. Dra. Roseli Fischmann, Prof. Dr. Dario Paulo Barrera Rivera, Profa. Ms. Elizabete Cristina Costa Renders, Profa. Dra. Graça Graúna, Prof. Ms. Jonathan Hernandes Marcantonio e Prof. Ms. Oswaldo de Oliveira Santos Junior (organizador do curso). O curso terá seis encontros, oferecerá certificado de extensão universitária e será realizado sempre às quintas-feiras das 18h às 19h no auditório do Ed. Lâmbda, sala 454, Campus Rudge Ramos, Universidade Metodista de São Paulo.
Ementa: Reflexão e estudo sobre o conceito e fundamentos dos direitos humanos, a partir de temas contemporâneos que favorecem a compreensão da amplitude e complexidade do debate sobre direitos humanos, proporcionando uma visão geral acerca dos mecanismos internacionais de promoção, controle e monitoramento dos direitos humanos.
Inscrições: As inscrições devem ser feitas pelo email direitoshumanos@metodista.br, informando nome completo, telefone, endereço de email. O Curso é gratuito e aberto a todos/as os/as interessados/as.  


Temas do curso
28/04 - Educação em Direitos Humanos: desafios e possibilidades
12/05 - Literatura, direitos humanos  e direitos indígenas na escola
19/05 - Sobre o direito a ter direitos: os “sem religião” no Brasil secular 
26/05 - Sobre o direito a ser diferente: provocações sobre a hierarquização das diferenças na sociedade
02/06 - Democracia e pluralismo: A liberdade religiosa como fundamento intrínseco ao Estado de Direito
09/06 - Estado Laico: Uma introdução à laicidade do Estado

Programa das palestras:

28/04/2011 - Educação em Direitos Humanos: desafios e possibilidades – Profa. Dra. Roseli Fischmann (Coordenadora do PPG-ED da UMESP, Visiting Scholar da Harvard University no período 2003-2005; pesquisadora do CNPq; pesquisadora líder do NEDH).
Ementa: Estudo do conceito, fundamentos, evolução e significado contemporâneo da Educação em Direitos Humanos.
Bibliografia básica
Candau, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Múltiplas Leituras, Universidade Metodista de São Paulo, Vol. 2, No 1 (2009). Disponível em:
FISCHMANN, Roseli. Direitos humanos e educação. In: GIOVANNETTI, Andrea. (Org.). 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Conquista do Brasil. 1 ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009, v. 1, p. 203-230.

12/05/2011 - Literatura, direitos humanos  e direitos indígenas na escola - Profª.Drª. Graça Graúna - (professora adjunta da UPE – pesquisadora realizando pós-doutorado junto ao PPG-Ed (UMESP) e coordena grupo de pesquisa DDHH)
Ementa: Uma abordagem da relação entre Literatura e Direitos Humanos. Usos da lei 11645/08, junto ao Núcleo de Educação e Direitos Humanos (NEDH) e no Curso de Pedagogia da UMESP.
Bibliografia básica
GRAÚNA, Graça. Vozes ancestrais e exclusão na literatura brasileira. In: BEZERRA, Benedito. Língua, literatura e ensino. Recife, Edupe, 2009, p. 151-162.  
SILVA, Paulo Thadeu da. Literatura e direitos humanos. Disponível em: http://www.ead.upe.br/extensao/course/view.php?id=2. Acesso em 20.ago.2010.
TAUKANE, Darlene. A história da educação escolar entre os Kurâ-Bakairi. Cuiabá: Darlene Taukane, 1999.

 19/05/211 - Sobre o direito a ter direitos: os “sem religião” no Brasil secular  - Prof.Dr. Dario Paulo Barrera Rivera (É Pesquisador da FAPESP e Coordena o Grupo de Pesquisa Religião e Periferia na América Latina (REPAL) e pesquisador do NEDH)
Ementa: O tema proposto pretende discutir quem são os “sem religião” e que desafios esse setor social propõe em duas perspectivas vinculadas aos Direitos Humanos: de um lado em relação ao Estado brasileiro com sua laicidade comprometida, de outro, como fica o direito a não ter religião na sociedade brasileira saturada de religião.

26/05/2011 - Sobre o direito a ser diferente: provocações sobre a hierarquização das diferenças na sociedade - Profª. Ms. Elizabete Cristina Costa Renders (Assessora Pedagógica para Inclusão na UMESP; pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade e pesquisadora do NEDH)
Ementa: Trabalha, a partir dos estudos culturais, a tensão entre igualdade e diferença na sociedade, perguntando pelos distintos sujeitos e seus saberes diferentemente sábios. Especialmente, trabalha, a partir dos dados da pesquisa  FIPE/ 2009 - Incidência do preconceito e discriminação no ambiente escolar, os  processos de hierarquização das diferenças na sociedade.
           
02/06/2011 Democracia e pluralismo: A liberdade religiosa como fundamento intrínseco ao Estado de Direito  Prof. Ms. Jonathan Hernandes Marcantonio (Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito e pesquisador do NEDH)
Ementa: A particular e mais marcante característica de um Estado Democrático é a possibilidade de acomodação de diversas e distintas, até mesmo opostas, manifestações sociais e culturais em um mesmo espaço público. A aula em tela tem como objetivo compreender as possíveis formas de manifestação deste pluralismo no espaço público brasileiro e como a estrutura democrática existente possibilita tais manifestações. A partir das constatações feitas nesse aspecto, intenta-se explorar tal pluralismo a partir das garantias ao direito de livre manifestação religiosa, bem como suas limitações.
Bibliografia básica
BONAVIDES, Paulo. Constituinte e Constituição - A Democracia, o Federalismo e a crise contemporânea. 3ªEd. SP. Malheiros. 2010.

09/06/2011 - Estado Laico: Uma introdução à laicidade do Estado – Prof. Ms. Oswaldo de Oliveira Santos Junior (Professor do Núcleo de Formação Cidadã, pesquisador do CNPq e pesquisador co-líder do NEDH)
Ementa: Estudo do conceito, fundamentos, evolução e significado contemporâneo do conceito laicidade do Estado.

Bibliografia básica
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Memorial da América Latina, 2008
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.

Referência bibliográfica complementar

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 
CANDAU, Vera e outros. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003. 
CANDIDO, ANTONIO. O direito à literatura. In: CANDIDO, ANTONIO. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p.169-191. 
DHNET. Declaração universal dos direitos humanos - 1948-2008. CD-ROM, Multimídia, Natal/RN: Dhnet, 2008. 
FISCHMANN, Roseli. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2001, vol.11, n.20, pp. 67-77. Disponível em:
FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Memorial da América Latina, 2008
FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
PALADINES E., Carlos. Discurso indígena y discurso de ruptura. In: Quinientos años de historia, sentido e proyección. México: Instituto Panamericano de Geografia e Historia/Fundo de Cultura Económica, 1991: 107-126.             
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Brasília: Ministério da Educação/SEDH, 2007. 
RAMA, Angel. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Subsídios para a elaboração das diretrizes gerais da educação em direitos humanos - versão preliminar. João Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 4.
TIRADENTES, J.A; SILVA, Denize R. da. Sociedade em construção – história e cultura indígena brasileira: o índio na formação da sociedade brasileira. São Paolo: Direção Cultural, 2008.

Apoio:
·     Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
·     Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo
·    Grupo de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco - UPE

7 comentários:

  1. De: GGrauna ggrauna@yahoo.com.br
    Para: fiupam@yahoo.com.br
    Data: Domingo, 15 de Maio de 2011, 12:08

    Moura, querido parente e pajé Tukano:

    Encaminho um e-mail que recebi acerca da palaestra que apresentei a semana passada. Na ocasião fiz leitura e comentário do seu poema "Lamento de um guerreiro". Você permite que eu publique esse poema no meu blog? Após a palestra alguns alunos e professores pediram uma copia dos seus versos. Posso publicá-lo?
    Que Ñanderu/Deus/Tupã nos acolha,
    Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. De:"Manoel Moura Tukano"
    Exibir informações de contato
    Para: "GGrauna"

    claro mana, pode publicar. Tudo o que escrevemos precisa mesmo ser distribuido, pode servir como fonte de alimentação, abertura para a cura e foco de reflexão unificadora para a solução do caos da mãe Terra e consolo do Grande Espirito Pai e Criador
    Cordiais Saudações,
    Manoel Fernandes Moura

    ResponderExcluir
  3. De: juliana oliveira
    Assunto: Foi um prazer te conhacer!
    Para: ggrauna@yahoo.com.br
    Data: Sábado, 14 de Maio de 2011, 19:37

    Olá querida Graça...

    Estive na palestra de Direitos humanos, no dia 12/maio, ministrada por vc.
    Foi um grande prazer conhecê-la. Fui uma das meninas a te comprimentarem e pedir para tirar uma foto com vc.
    Ainda não estou com a foto, pq foi tirada com a máquina do meu amigo, e ele não me enviou por enquanto, mas assim que
    eu receber, te envio.

    Fiquei muito interessada no livro que o professor leu, recomendado por vc, sobre a interpretação do autor a respeito do hino nacional.
    Mas não sei se anotei corretamente o nome do autor, gostaria que vc me passasse, tais informações.
    Nome do autor; nome do livro.

    Agradeço desde já...
    Abraço fraterno...

    Juliana de Oliveira. Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Mais uma mensagem da Juliana:

    Querida Graça...

    Com toda certeza vc pode divulgar minha opinião e mensagem, no Tecido de vozes, e o que mais for preciso, conte comigo.
    Estarei enviando um email para todos os meus contatos, para divulgar o seu blog, e também na fculdade.
    Quero fazer parte desta causa.

    Quanto ao poema, estarei aguardando ansiosamente... Ele é muito profundo, todas as pessoas deveriam saber ler, divulgueo no seu blog se houver permissão.

    Espero manter contato com você.
    Forte abraço
    Juliana Olivira

    ResponderExcluir
  5. Ô, Graça, que pena! Estou na Bahia, senão, eu já estaria por inteiro. Como geograficamente não posso estar - estarei na alegria dessa oferta tão brilhante e imprescindível! Que riqueza de curso, que referências, que corpo docente!

    Beijos e boa sorte à todos, docentes e discentes!

    ResponderExcluir
  6. Ademario, meu lindo: apesar dos tempos difíceis, a tua resença é e será sempre um alento. Dou graças a Ñanderu por me ofertar com a luz da tua amizade e carinho. Acho que opessoa gostou das minhas reflexões sobre literatura e direitos indígenas. Bjos pra Natalina e Yã. Na luta de sempre, Graça Graúna Grão...

    ResponderExcluir
  7. Estimada Juliana: grata mais uma vez pela confiança, carinho e atenção. Vai meu abraço a todos da Umesp que compartilharam da conversa sobre literatura e direitos indígenas. Na luta de sempre, Graça Graúna

    ResponderExcluir