quinta-feira, 12 de maio de 2011

Literatura, direitos humanos e direitos indígenas na escola


 Imagem: cultura.gov.br


Curso de extensão universitária
Temas de Direitos Humanos

Apresentação: O Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH), da Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD), promoverá um curso de extensão universitária a partir do próximo dia 28/04/2011. O curso Temas de direitos humanos será ministrado pelos professores/as: Profa. Dra. Roseli Fischmann, Prof. Dr. Dario Paulo Barrera Rivera, Profa. Ms. Elizabete Cristina Costa Renders, Profa. Dra. Graça Graúna, Prof. Ms. Jonathan Hernandes Marcantonio e Prof. Ms. Oswaldo de Oliveira Santos Junior (organizador do curso). O curso terá seis encontros, oferecerá certificado de extensão universitária e será realizado sempre às quintas-feiras das 18h às 19h no auditório do Ed. Lâmbda, sala 454, Campus Rudge Ramos, Universidade Metodista de São Paulo.
Ementa: Reflexão e estudo sobre o conceito e fundamentos dos direitos humanos, a partir de temas contemporâneos que favorecem a compreensão da amplitude e complexidade do debate sobre direitos humanos, proporcionando uma visão geral acerca dos mecanismos internacionais de promoção, controle e monitoramento dos direitos humanos.
Inscrições: As inscrições devem ser feitas pelo email direitoshumanos@metodista.br, informando nome completo, telefone, endereço de email. O Curso é gratuito e aberto a todos/as os/as interessados/as. Maiores informações pelo telefone: 4366-5435. 


Temas do curso
28/04 - Educação em Direitos Humanos: desafios e possibilidades
12/05 - Literatura, direitos humanos  e direitos indígenas na escola
19/05 - Sobre o direito a ter direitos: os “sem religião” no Brasil secular 
26/05 - Sobre o direito a ser diferente: provocações sobre a hierarquização das diferenças na sociedade
02/06 - Democracia e pluralismo: A liberdade religiosa como fundamento intrínseco ao Estado de Direito
09/06 - Estado Laico: Uma introdução à laicidade do Estado

Programa das palestras:

28/04/2011 - Educação em Direitos Humanos: desafios e possibilidades – Profa. Dra. Roseli Fischmann (Coordenadora do PPG-ED da UMESP, Visiting Scholar da Harvard University no período 2003-2005; pesquisadora do CNPq; pesquisadora líder do NEDH).
Ementa: Estudo do conceito, fundamentos, evolução e significado contemporâneo da Educação em Direitos Humanos.
Bibliografia básica
Candau, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Múltiplas Leituras, Universidade Metodista de São Paulo, Vol. 2, No 1 (2009). Disponível em:
FISCHMANN, Roseli. Direitos humanos e educação. In: GIOVANNETTI, Andrea. (Org.). 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Conquista do Brasil. 1 ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009, v. 1, p. 203-230.

12/05/2011 - Literatura, direitos humanos  e direitos indígenas na escola - Profª.Drª. Graça Graúna - (professora adjunta da UPE – pesquisadora realizando pós-doutorado junto ao PPG-Ed (UMESP) e coordena grupo de pesquisa DDHH)
Ementa: Uma abordagem da relação entre Literatura e Direitos Humanos. Usos da lei 11645/08, junto ao Núcleo de Educação e Direitos Humanos (NEDH) e no Curso de Pedagogia da UMESP.
Bibliografia básica
GRAÚNA, Graça. Vozes ancestrais e exclusão na literatura brasileira. In: BEZERRA, Benedito. Língua, literatura e ensino. Recife, Edupe, 2009, p. 151-162.  
SILVA, Paulo Thadeu da. Literatura e direitos humanos. Disponível em: http://www.ead.upe.br/extensao/course/view.php?id=2. Acesso em 20.ago.2010.
TAUKANE, Darlene. A história da educação escolar entre os Kurâ-Bakairi. Cuiabá: Darlene Taukane, 1999.

 19/05/211 - Sobre o direito a ter direitos: os “sem religião” no Brasil secular  - Prof.Dr. Dario Paulo Barrera Rivera (É Pesquisador da FAPESP e Coordena o Grupo de Pesquisa Religião e Periferia na América Latina (REPAL) e pesquisador do NEDH)
Ementa: O tema proposto pretende discutir quem são os “sem religião” e que desafios esse setor social propõe em duas perspectivas vinculadas aos Direitos Humanos: de um lado em relação ao Estado brasileiro com sua laicidade comprometida, de outro, como fica o direito a não ter religião na sociedade brasileira saturada de religião.

26/05/2011 - Sobre o direito a ser diferente: provocações sobre a hierarquização das diferenças na sociedade - Profª. Ms. Elizabete Cristina Costa Renders (Assessora Pedagógica para Inclusão na UMESP; pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade e pesquisadora do NEDH)
Ementa: Trabalha, a partir dos estudos culturais, a tensão entre igualdade e diferença na sociedade, perguntando pelos distintos sujeitos e seus saberes diferentemente sábios. Especialmente, trabalha, a partir dos dados da pesquisa  FIPE/ 2009 - Incidência do preconceito e discriminação no ambiente escolar, os  processos de hierarquização das diferenças na sociedade.
           
02/06/2011 Democracia e pluralismo: A liberdade religiosa como fundamento intrínseco ao Estado de Direito  Prof. Ms. Jonathan Hernandes Marcantonio (Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito e pesquisador do NEDH)
Ementa: A particular e mais marcante característica de um Estado Democrático é a possibilidade de acomodação de diversas e distintas, até mesmo opostas, manifestações sociais e culturais em um mesmo espaço público. A aula em tela tem como objetivo compreender as possíveis formas de manifestação deste pluralismo no espaço público brasileiro e como a estrutura democrática existente possibilita tais manifestações. A partir das constatações feitas nesse aspecto, intenta-se explorar tal pluralismo a partir das garantias ao direito de livre manifestação religiosa, bem como suas limitações.
Bibliografia básica
BONAVIDES, Paulo. Constituinte e Constituição - A Democracia, o Federalismo e a crise contemporânea. 3ªEd. SP. Malheiros. 2010.

09/06/2011 - Estado Laico: Uma introdução à laicidade do Estado – Prof. Ms. Oswaldo de Oliveira Santos Junior (Professor do Núcleo de Formação Cidadã, pesquisador do CNPq e pesquisador co-líder do NEDH)
Ementa: Estudo do conceito, fundamentos, evolução e significado contemporâneo do conceito laicidade do Estado.

Bibliografia básica
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Memorial da América Latina, 2008
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.

Referência bibliográfica complementar

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 
CANDAU, Vera e outros. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003. 
CANDIDO, ANTONIO. O direito à literatura. In: CANDIDO, ANTONIO. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p.169-191. 
DHNET. Declaração universal dos direitos humanos - 1948-2008. CD-ROM, Multimídia, Natal/RN: Dhnet, 2008. 
FISCHMANN, Roseli. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2001, vol.11, n.20, pp. 67-77. Disponível em:
FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Memorial da América Latina, 2008
FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
PALADINES E., Carlos. Discurso indígena y discurso de ruptura. In: Quinientos años de historia, sentido e proyección. México: Instituto Panamericano de Geografia e Historia/Fundo de Cultura Económica, 1991: 107-126.             
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Brasília: Ministério da Educação/SEDH, 2007. 
RAMA, Angel. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Subsídios para a elaboração das diretrizes gerais da educação em direitos humanos - versão preliminar. João Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 4.
TIRADENTES, J.A; SILVA, Denize R. da. Sociedade em construção – história e cultura indígena brasileira: o índio na formação da sociedade brasileira. São Paolo: Direção Cultural, 2008.

Apoio:
·     Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
·     Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo
·    Grupo de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco - UPE

7 comentários:

  1. De: GGrauna ggrauna@yahoo.com.br
    Para: fiupam@yahoo.com.br
    Data: Domingo, 15 de Maio de 2011, 12:08

    Moura, querido parente e pajé Tukano:

    Encaminho um e-mail que recebi acerca da palaestra que apresentei a semana passada. Na ocasião fiz leitura e comentário do seu poema "Lamento de um guerreiro". Você permite que eu publique esse poema no meu blog? Após a palestra alguns alunos e professores pediram uma copia dos seus versos. Posso publicá-lo?
    Que Ñanderu/Deus/Tupã nos acolha,
    Graça Graúna

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  2. De:"Manoel Moura Tukano"
    Exibir informações de contato
    Para: "GGrauna"

    claro mana, pode publicar. Tudo o que escrevemos precisa mesmo ser distribuido, pode servir como fonte de alimentação, abertura para a cura e foco de reflexão unificadora para a solução do caos da mãe Terra e consolo do Grande Espirito Pai e Criador
    Cordiais Saudações,
    Manoel Fernandes Moura

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  3. De: juliana oliveira
    Assunto: Foi um prazer te conhacer!
    Para: ggrauna@yahoo.com.br
    Data: Sábado, 14 de Maio de 2011, 19:37

    Olá querida Graça...

    Estive na palestra de Direitos humanos, no dia 12/maio, ministrada por vc.
    Foi um grande prazer conhecê-la. Fui uma das meninas a te comprimentarem e pedir para tirar uma foto com vc.
    Ainda não estou com a foto, pq foi tirada com a máquina do meu amigo, e ele não me enviou por enquanto, mas assim que
    eu receber, te envio.

    Fiquei muito interessada no livro que o professor leu, recomendado por vc, sobre a interpretação do autor a respeito do hino nacional.
    Mas não sei se anotei corretamente o nome do autor, gostaria que vc me passasse, tais informações.
    Nome do autor; nome do livro.

    Agradeço desde já...
    Abraço fraterno...

    Juliana de Oliveira. Ferreira

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  4. Mais uma mensagem da Juliana:

    Querida Graça...

    Com toda certeza vc pode divulgar minha opinião e mensagem, no Tecido de vozes, e o que mais for preciso, conte comigo.
    Estarei enviando um email para todos os meus contatos, para divulgar o seu blog, e também na fculdade.
    Quero fazer parte desta causa.

    Quanto ao poema, estarei aguardando ansiosamente... Ele é muito profundo, todas as pessoas deveriam saber ler, divulgueo no seu blog se houver permissão.

    Espero manter contato com você.
    Forte abraço
    Juliana Olivira

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  5. Ô, Graça, que pena! Estou na Bahia, senão, eu já estaria por inteiro. Como geograficamente não posso estar - estarei na alegria dessa oferta tão brilhante e imprescindível! Que riqueza de curso, que referências, que corpo docente!

    Beijos e boa sorte à todos, docentes e discentes!

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  6. Ademario, meu lindo: apesar dos tempos difíceis, a tua resença é e será sempre um alento. Dou graças a Ñanderu por me ofertar com a luz da tua amizade e carinho. Acho que opessoa gostou das minhas reflexões sobre literatura e direitos indígenas. Bjos pra Natalina e Yã. Na luta de sempre, Graça Graúna Grão...

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  7. Estimada Juliana: grata mais uma vez pela confiança, carinho e atenção. Vai meu abraço a todos da Umesp que compartilharam da conversa sobre literatura e direitos indígenas. Na luta de sempre, Graça Graúna

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