1993: Ano Internacional dos Povos Indígenas do Mundo

1995 / 2004: Primeira Década Internacional dos Povos Indígenas

2005 / 2014: Segunda Década Internacional dos Povos Indígenas

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

2020: Ano Internacional da Saúde Vegetal


sábado, 14 de abril de 2012

Releitura da obra “Criaturas de Nanderu” é vencedora no Concurso Curumin – FNLIJ 2012.


Minha participação no Dia Nacional de leitura - BSP/2011

Em 2004, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) iniciou a parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) e o  Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas – (NEArIn), no sentido de promover o CONCURSO FNLIJ CURUMIM - LEITURA DE OBRAS DE ESCRITORES INDÍGENAS. A realização do referido Concurso é uma maneira de fortalecer a década dos povos indígenas (2005 – 2015) proclamada pela UNESCO. 

 
Os(as) alunos(as) e eu

Em 2012, o premiado da 9ª edição do Concurso Curumim foi o texto Cultura Indígena: Um Encontro com a ancestralidade na releitura da obra Criaturas de Nanderu”. O referido texto é parte do projeto elaborado por Karina Calado, Jaciara Silva de Souza e Jaíra Pinteiro de Miranda Brandão – professoras do ensino médio na Escola Estadual João Fernandes da Silva, em São João – uma cidade do agreste pernambucano.

 
 Releitura das ilustrações da obra
 
 Produção textual dos(as) alunos(as) acerca da obra

A notícia da premiação foi comunicada à Karina Calado por Elizabeth D’Angelo Serra (secretária geral da FNLIJ), via e-mail.  A cerimônia de premiação acontecerá  no dia 18 de Abril, às 17 horas, durante o evento: 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que se realizará no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro. 

 
Releitura das ilustrações de J. carlos Lolo em cerâmica
 
Profa. Karina Calado
 
Alunos(as) da Escola Est. João F. da Silva
Aproveito a oportunidade para expressar a minha grande satisfação em ver o meu livro Criaturas de Ñanderu (Ed. Manole, selo Amarilys)  merecer a  atenção dos(as) alunas e educadores(as) da Escola Estadual João Fernandes da Silva; onde tive oportunidade de participar da culminância do projeto, em 7 de março de 2012. Em tempo apresento parte do registro fotográfico do Jornalista Leonardo Bastos, acerca da releitura que os(as) alunos fizeram das ilustrações de José Carlos Lolo relacionadas ao  meu livro. Para saber mais do projeto, vale acessar:
 http://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com/sobre/

Que Ñanderu nos acolha,
Graça Graúna

3 comentários:

  1. Profª e escritora admirável, querida poetamiga, Graça Graúna, quão maravilhoso é ver que o trabalho em sala de aula pode acontecer como a do prof² Karina Calado, seus colegas e alunado fizeram com as Releituras do seu essencial e germinativo livro Criaturas de Ñanderu: belo, criativo, calmo e inspirador! A educação de qualidade é possível!
    Parabéns a tod@s!!!

    ResponderExcluir
  2. Eh, que maravilha, você, aqui, meu querido AR! Para mim nunca é demais repetir que você é também essencial em minha vida. Grata pela presença, pelas leituras do Blog. Que Ñanderu nos acolha.

    ResponderExcluir
  3. Compartilho o recado que recebi da petamiga Cida Pedrosa:

    li tudo e fiquei maravilhada. quis postar o texto abaixo e não consegui. amo vocês

    querida graça e querida karina. nessa minha vida louca só agora pude ler essa notícia maravilhosa. fiquei muito orgulhosa de minha karina e de suas maigas.
    é muito bem ver gente jovem fazendo coisas tão importantes. é por isso que eu acredito na brasil. minha fraternidade.

    Cida Pedrosa

    ResponderExcluir